Buffet Caramelada Rio Claro e Buffet Meyer Rio Claro Chácara Reama Rio Claro Claudizinho di Paula Iguatu Clínica Reviva Rio Claro Croptus Desenvolvimento Web Rio Claro Rosin Acabamentos Personalizados Rio Claro Serralheria Ideal Rio Claro Showsat Sky Rio Claro e Piracicaba Sisweb SMS WS Tech Soluções Iguatu

Clínica Reviva

Fechar
Compartilhe nosso site com seus amigos:   Facebook Twitter

Colesterol e Hipertensão

Por: Cássia Cristina Castelani Rampim

GUIA PRÁTICO

COLESTEROL: É um tipo de gordura produzido em nosso organismo. As gorduras do sangue – lipídeos -, são compostos por HDL E LDL (bom colesterol e mau colesterol, respectivamente), estão presentes em alimentos de origem animal (carne, leite, ovos, etc.). No entanto, o excesso de colesterol é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Pode-se detalhar os 2 tipos de colesterol da seguinte forma:

• LDL – Conhecido como “ruim”, ele pode se depositar nas artérias provocando o seu entupimento;
• HDL – Conhecido como “bom”, retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

A prática de atividade física regularmente irá diminuir os níveis de LDL e aumentar os níveis de HDL, diminuindo assim, os riscos de doenças cardíacas.

A prática da atividade física e/ou musculação favorece a produção de enzimas que retiram as gorduras chamadas triglicérides do sangue, reduzindo ainda mais o colesterol “ruim” (LDL).

PRESSÃO ARTERIAL: Pode ser definida como a força que o próprio sangue - depois de bombeado pelo músculo cardíaco -, exerce sobre as paredes dos seus vasos sanguíneos.

Não existe uma combinação precisa de medidas para se dizer qual é a pressão normal, mas no geral, 120/80 mmHg são valores considerados normais.

Essa pressão pode oscilar para mais ou menos, e é chamada de pressão alta ou baixa, além de considerada uma doença “silenciosa”, pois pode demorar algum tempo para se manifestar.

HIPERTENSÃO ARTERIAL é um fator de risco para acidentes vasculares cerebrais (derrame). Inicialmente silenciosa, a hipertensão se caracteriza por valores acima de 140X90 mmHg em adultos, repouso de 15 minutos , e por três vezes consecutivas.

Sendo assim, existem alguns cuidados imprescindíveis para evitar que a pressão esteja fora dos parâmetros normais, como por exemplo, uma alimentação saudável e equilibrada controlando o excesso de sal, evitar o consumo de álcool, tabaco e qualquer tipo de drogas. E incluir na rotina do dia-a-dia a prática de exercícios físicos - sempre acompanhado por um profissional formado ( a clínica REVIVA não trabalha com estagiários) e capacitado, que irá prescrever o melhor programa de exercícios para cada indivíduo, que também aferirá a pressão do aluno no início e final de cada aula.

Cássia Cristina Castelani Rampim



Leia também: