Clínica Reviva

Fechar
Compartilhe nosso site com seus amigos:   Facebook Twitter

Por: Carolina Costa Izquierdo - fisioterapeuta (Crefitto: 37257-f)

A Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente do aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue.

“Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose, que é absorvida pelo sangue. A glicose no sangue é utilizada pelos tecidos como energia. A elevação da glicose depende da presença de insulina produzida pelo pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue, o que chamamos de hipoglicemia. Diabetes é a elevação da glicose no sangue: hiperglicemia.” (Sociedade Brasileira de Diabetes).

Diabetes tipo 1- A produção de insulina no pâncreas é insuficiente. É uma doença auto-imune. Os portadores utilizam injeções diárias de insulina.

Diabetes tipo 2 – Ou diabetes do adulto, corresponde à 90% dos casos e, geralmente, ocorre em pessoas obesas em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse. A ação da insulina produzida pelo pâncreas  é dificultada pela obesidade.

Diabetes gestacional – Glicose elevada no sangue durante a gestação. Ela se normaliza após o parto, mas a gestante tem maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 tardiamente.

Os exercícios aeróbicos (caminhada, natação, “circuit training” – a REVIVA oferece) e anaeróbicos, como o pilates, ajudam a melhorar os níveis de glicose no sangue. O método pilates baixa o nível de estresse e reduz o risco de problemas cardíacos que é frequente em diabéticos.

A clínica REVIVA, após uma avaliação, prescreve um programa de exercícios específicos ao diabético e, também ao cliente que se preocupa com a prevenção.

Siga uma alimentação equilibrada e exercite-se!

Carolina Izquierdo – Fisioterapeuta e instrutora de pilates - REVIVA