Clínica Reviva

Fechar
Compartilhe nosso site com seus amigos:   Facebook Twitter

Doença de Parkinson

Por: Juliana Rangel Gonçalves (Crefitto: 39809-lft)

A Doença de Parkinson é uma doença neurológica crônica e progressiva, e é causada por uma perda de células nervosas de uma parte do cérebro chamada substância negra. Essas células são responsáveis pela produção do neurotransmissor dopamina, que atua no controle dos movimentos. Os sinais característicos são: tremor em repouso, rigidez muscular e bradicinesia (lentidão de movimentos).

Parkinson provoca a ocorrência de dificuldade e lentidão em iniciar os movimentos; as atividades diárias se tornam cada vez mais difíceis; ocorre diminuição da coordenação e equilíbrio, com isso ocorrem quedas frequentes e o portador se torna cada vez mais sedentário e dependente. A respiração é afetada pelas alterações musculares e posturais, ela se torna superficial, o que limita a quantidade de oxigênio inalada.

O Pilates é um programa de exercícios completo, e os movimentos propostos são realizados de maneira lenta durante a respiração, utiliza-se a respiração torácica, onde toda a caixa torácica se expande de modo que a oxigenação dos músculos e do cérebro é mais eficiente. A repetição e a escolha de um repertório de movimentos funcionais ajudam a melhorar a coordenação e controle dos movimentos, além de atuar no aumento de força, flexibilidade, alongamento, diminuição da rigidez muscular e melhora da postura.

O Pilates ajuda a minimizar os efeitos progressivos da doença, atua na melhora da qualidade de vida e no bem-estar físico e mental do indivíduo.

Juliana Rangel Gonçalves – Fisioterapeuta e  instrutora de pilates – REVIVA.